SALA ATIVA POR PROJETOS

Este curso trata da utilização metodológica de Projetos estruturados e auto gerenciados, como forma ativa de aprendizagem nas salas de aula.

 

PARA QUEM

Para Professores preocupados em envolver e engajar seus alunos no processo de aprendizagem, de maneira eficaz e entregando resultados acadêmicos satisfatórios, e de forma inovadora.

Para Coordenadores interessados em desenvolver sua equipe de professores, influenciando a forma como eles realizam o seu fazer pedagógico (mindset) e equipando os profissionais com as melhores ferramentas de inovação educacional (tecnológicas ou não).

 

AQUI VOCÊ ENCONTRARÁ:

  • Entendimento do significado de também ensinar competências e habilidades, ao invés de apenas conteúdo;
  • Repertório de recursos didáticos através do uso de metodologias ativas;
  • A forma correta de se aplicar a ferramenta ABP - Aprendizagem Baseada em Projetos no desenvolvimento ativo de conteúdos programáticos;
  • A aplicação do framework Scrum como ferramenta de inovação pedagógica no gerenciamento dos projetos definidos na ABP.

Carga horária: 8 horas.

 

MÓDULOS

I- APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

Objetivo: Compreender o conceito e a aplicação metodológica dos projetos como ferramentas de estruturação da descoberta e do conhecimento.

  • O autoconhecimento como fator diferencial no papel do ser
  • O trabalho em equipe
  • O que é, e o que não é ABP
  • As características essenciais da ABP (Âncora, Questão motriz, Investigação e inovação, Feedback e reflexão, Publicidade e Voz)
  • Criação de um Projeto Real

II- GERENCIAMENTO ÁGIL DO PROJETO POR SCRUM

Objetivo: Aprender a aplicar as boas práticas do framework Scrum na gestão do projeto desenvolvido no Módulo 1.

  • O que é, e o que não é agilidade
  • O mundo VUCA e o manifesto ágil
  • Os papéis e as cerimônias do Scrum
  • Quantificação do esforço e importância
  • Desenvolvimento do Projeto Real criado no Módulo 1
  • Entrega do Projeto Real
  • Avaliações e reflexões

 

O QUE ESPERAMOS QUE VOCÊ DESENVOLVA

  • Habilidade para planejar aulas conectadas com a realidade dos alunos
  • Capacidade de criar aulas impactantes que produzam sentido, colocando o aluno no centro do processo educativo e entregando aprendizagem real
  • Repertório para usar ABP no desenvolvimento de desafios reais, despertadores da curiosidade e do conhecimento em sala de aula
  • Capacidade de gerenciar os projetos criados e estimular os alunos a serem auto gerenciáveis, cumprindo as entregas esperadas
  • Capacidade de estimular o desenvolvimento de habilidades subjetivas e relacionais (soft skills) nos alunos

 

CONHEÇA SEU INSPIRADOR

 

 Paulo Taveira

 

PAULO TAVEIRA

Agile Coach | Coach Educacional

linkedin.com/in/pttaveira

 

 

PERCURSOS

4- Agilidade e Adaptabilidade.

 

GOSTOU? INDIQUE:  

Receba nosso informativo

Selos

Mais Informações

contato@escolainspiraser.com.br
Rua Felipe dos Santos, 674. Sala 804
Ed. Said Mansur - Centro - Betim/MG

© 2019 InspiraSer - Todos os Direitos Reservados