PARE DE EMPURRAR COM A BARRIGA E SIMPLESMENTE COMECE

Você já deve saber que as únicas chances de se conseguir progresso e prosperidade de forma lícita (sem esquemas, maracutaias, propinas, etc) é estudando e trabalhando. E para se estudar, por exemplo, é fundamental que se consiga ler, e muito…!

Mas se nós sabemos que estudar e trabalhar são imprescindíveis para progredir, inclusive do ponto de vista moral, por que resistimos tanto em continuar e, às vezes, até em começar? Por que às vezes parece ser uma tarefa grande demais para nossos ombros?

Porque é da natureza humana a busca pelo caminho mais fácil, que poupe mais energia. Isso está no nosso sentido de conservação, que nos acompanha desde os primeiros dias da humanidade nesse planeta. Então, querer o resultado mais fácil, que está na nossa natureza primitiva, às vezes nos faz também querer antecipar os benefícios que teríamos lá no futuro já para o presente. E é aí que o problema se estabelece.

Deixa eu explicar.

“O EU DO PRESENTE, diante de uma tarefa importante, mas que trará resultados sólidos apenas num futuro próximo para o EU DO FUTURO, se sente desestimulado a iniciar e a cumprir essa tarefa quando percebe que pode antecipar os prazeres oferecidos por outra tarefa concorrente já no presente.”

Exemplo: o EU DO PRESENTE tem que estudar várias páginas de uma determinada matéria para ter um bom resultado e ser aprovado num determinado concurso, mas se sente desestimulado a iniciar porque viu que hoje (justo hoje!!!) tem aquela partida tão esperada do seu time favorito. Então ele decide assistir ao jogo e deixar o estudo para mais tarde, antecipando o prazer proporcionado pela tarefa concorrente (e relativamente menos importante) para o PRESENTE, prejudicando o resultado do EU DO FUTURO (aprovação no concurso).

Essa antecipação de recompensa resulta no que conhecemos como “empurrar com a barriga” a tarefa mais importante, e normalmente mais desafiadora. Outro nome que se dá a esse exercício de “empurrar” é PROCRASTINAR. Procrastinar faz parte da natureza humana. Todos nós procrastinamos. Inclusive eu que estou escrevendo esse texto.

O problema maior é quando isso se torna um hábito e acaba por prejudicar nossos projetos, metas e sonhos… continue lendo para entender um pouco mais sobre PROCRASTINAÇÃO.

Quais são os tipos de procrastinação?

Eles podem ser reunidos nos três tipos gerais descritos a seguir:
Consciente ou negociada: quando se negocia consigo mesmo um novo prazo (curto), com benefício para a organização de um fluxo de tarefas.

Por impulso: com adiamento sem reflexão, mas com resultado no final.

Crônica: com estagnação da evolução, perdendo a vida…

Como é a mentalidade (Mindset) de quem procrastina?

As principais desculpas para enrolar o início dos estudos são: passadinha na internet e redes sociais, falta de energia, preguiça, falta de tempo e parálise – paralisia por excesso de análise (“demoro a começar porque nunca termino de reunir todos os livros e cadernos, e nunca tenho todas as informações necessárias…”)

No mesmo sentido, os três principais fatores que podem nos influenciar a querer realizar ou não uma determinada tarefa, são:

Gostar da tarefa
Gostar da pessoa que demandou a tarefa
Ter um sistema de crenças (limitantes ou estimulantes)

Mas, já que levantei a bola apontando o problema e suas causas, então deixa agora eu indicar um possível analgésico.

Os 7 passos individuais contra a procrastinação

  1. Crie uma agenda de trabalho ou estudos.
  2. Determine a quantidade de trabalho ou estudo diária, e a traduza em termos de Pomodoros.
  3. Ajuste seus hábitos.
  4. Tenha clareza sobre a tarefa a ser realizada e as consequências de fazer ou não fazer.
  5. Bloqueie as interferências.
  6. Trabalhe ou estude com inteligência (sabendo dosar a quantidade de esforço e o tempo de dedicação).
  7. Acompanhe o desempenho e corrija o rumo, se necessário.

Dicas adicionais

Boa vontade para estudar ou trabalhar é diretamente proporcional à glicose no sangue, portanto, alimente-se de forma adequada.

Mindset produtivo (mentalidade produtiva) também se treina!

Relacionados

Gestão do Tempo
Paulo Taveira

REFINE SEU TOMATE

A técnica Pomodoro é uma técnica de produtividade, que inclusive pode ser aplicada com bastante sucesso também nos estudos, criada nos anos 1980 por um

Liderança
Paulo Taveira

LIDERANÇA INCLUSIVA

A liderança, muito mais que um cargo formal, é largamente entendida atualmente como sendo a habilidade de motivar e influenciar pessoas em prol de um

Autoconhecimento
Juliane Camargos

CONHECENDO A SI MESMO

Quantas vezes nos sentimos engolidos por nossas emoções? Uma expectativa diante de uma viagem que, se não contida e compreendida, se transforma em ansiedade. Um

Quero saber mais

Quero reservar