Sala de Aula Ativa por Desafios

Online ao vivo

O modelo industrial-militar de enfadonhas aulas expositivas, com alunos engessados e enfileirados, tendo o professor como a única referência e fonte de conhecimento, já vem se mostrando insuficiente na entrega de resultados reais de aprendizagem há algum tempo. As metodologias ativas de ensino-aprendizagem vieram para ficar. Ainda bem…

Público: Professores preocupados em envolver e engajar seus alunos no processo de aprendizagem, de maneira eficaz (mesmo em aulas online remotas), entregando resultados acadêmicos satisfatórios e de forma inovadora, bem como Coordenadores interessados em desenvolver sua equipe de professores, influenciando a forma como eles realizam o seu fazer pedagógico (mindset) e equipando os profissionais com as melhores ferramentas de inovação educacional (tecnológicas ou não).

Este curso trata da utilização metodológica de Projetos estruturados e autogerenciados pelos alunos, como forma ativa de aprendizagem nas salas de aula, e foi criado como resultado da experiência de quatro anos do Professor Paulo Taveira ministrando aulas de forma ativa e ágil em suas várias turmas de nível técnico, graduação e pós-graduação.

A estratégia da Sala de Aula Ativa por Projetos foi também validada no modo remoto síncrono, durante o período de afastamento social imposto pela COVID-19, sendo inclusive um case de sucesso apresentado (de forma online) a convite de entidades de várias partes do Brasil como alternativa viável e de baixo custo para criar engajamento, interesse e resultados reais de aprendizagem.

O que você vai encontrar neste curso?

  • Entendimento do significado de também ensinar competências e habilidades sócio-emocionais (Soft Skills), ao invés de apenas conteúdo
  • Repertório de recursos didáticos através do uso de metodologias ativas
  • A forma correta de se aplicar a ferramenta ABP – Aprendizagem Baseada em Projetos no desenvolvimento ativo de conteúdos programáticos
  • Poderosas abordagens ágeis complementares, tais como Design Thinking, Lean Inception e Gamification
  • A aplicação do framework Scrum como ferramenta de inovação pedagógica no gerenciamento dos projetos definidos na ABP

Ao final do curso você terá condições de:

  • Criar engajamento real nos seus alunos
  • Inspirar seus alunos a assumirem a responsabilidade do querer aprender, ao invés de apenas aceitarem serem ensinados
  • Melhorar a condução pedagógica dos conteúdos programáticos
  • Aumentar a retenção de conhecimento, e a capacidade de sua aplicação, por parte dos alunos
  • Ajudar seus alunos a desenvolverem várias Soft Skills, notadamente as de trabalho em equipe, comunicação, agilidade e solução de problemas

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