REFINE SEU TOMATE

A técnica Pomodoro é uma técnica de produtividade, que inclusive pode ser aplicada com bastante sucesso também nos estudos, criada nos anos 1980 por um italiano chamado Francesco Cirillo, e foi assim batizada (Pomodoro = tomate em italiano) porque ele usava um relógio gastronômico em forma de tomate para realizar seus testes.

Ele descobriu que se tornava mais produtivo quando dividia o seu esforço concentrado (trabalho mono tarefa) em blocos de tempos definidos, seguidos de pequenos prazos de descanso passivo. Os seus testes mostraram para ele que os melhores resultados vieram após ele utilizar a relação 25/5 minutos, ou seja, 25 minutos de atenção exclusiva a um determinado assunto ou tarefa, seguidos de um pequeno descanso de 5 minutos.

Ele também descobriu que após o quarto bloco de 25 minutos concentrados, o descanso deveria ser um pouco maior, com cerca de 20 a 30 minutos. Dessa forma ele conseguia manter a sua produtividade com alto rendimento porque o nível da sua atenção se mantinha de alta qualidade, não fazendo com que ele perdesse desempenho por cansaço mental ou desatenção.

“Contraintuitivamente, dividir as tarefas, ou os estudos, em pequenos blocos de atenção concentrada, separados por pequenos momentos de descanso, lhe fará render mais, e não, como normalmente se poderia pensar, perder tempo.”

Até aqui, nenhuma novidade. A maioria das pessoas, inclusive você que está lendo este texto agora, já deve ter esse conhecimento. Então, a seguir, vou te passar algumas dicas que, se aplicadas, vão refinar o uso do seu Pomodoro, te ajudando a ter resultados ainda mais efetivos.

  1. O que fazer nos descansos curtos (5 minutos)?

Preferencialmente você deve fazer coisas que não exijam o mesmo nível de energia e atenção aplicadas no seu ciclo de 25 minutos. Procure coisas diametralmente opostas. Evite aqui navegação na internet e procure se movimentar, levantando-se da cadeira, olhando pela janela e se alongando um pouco.

  1. O que fazer nos descansos longos (20 a 30 minutos)?

Aqui, em função do maior tempo, você pode checar seus e-mails, dar uma olhada em algum vídeo no YouTube, ou simplesmente relaxar numa breve sonequinha, que é a minha opção preferida. Mas a regra permanece – quanto menos energia e concentração você gastar aqui, melhor será sua segunda rodada de Pomodoros.

  1. Como medir o desempenho dos Pomodoros?

Para considerar um Pomodoro como válido, recomendo que você use, ativa e conscientemente, no mínimo 80% do tempo padrão, ou seja, 20 minutos. Isto significa que se você for interrompido, por qualquer motivo, antes dos 20 minutos, você deve desconsiderar o Pomodoro e recomeçá-lo novamente, do zero. Desta forma torna-se muito importante que você crie estratégias para bloquear as possíveis distrações no seu ambiente de estudos.

Caso você termine o estudo do assunto planejado antes dos 25 minutos (e depois dos 20), você deve usar o tempo restante para fazer uma revisão do que foi visto ou trabalhado.

  1. Quanto tempo deve ser separado para os Pomodoros?

É importante ter em mente que a técnica Pomodoro, sozinha, não vai te garantir a efetividade nas suas tarefas ou estudos. É preciso que você tenha um bom planejamento e consiga também criar tempo livre para melhor aproveitar os Pomodoros.

  1. Como planejar os Pomodoros?

Aqui é muito importante que você tenha conhecimento sobre o seu tempo disponível (natural ou criado, segundo o que foi explicado no item anterior) e a quantidade de tempo total requerida (quantidade de Pomodoros demandada) para executar suas tarefas ou realizar seus estudos.

  1. O tempo de 25 minutos pode ser alterado?

A técnica foi criada em meados de 1980 para ajudar nos resultados de produtividade, e tem sido utilizada desde então por muitas pessoas ao redor do mundo, em vários contextos. Sou um defensor da sua estrutura básica e poderosa, resultante da combinação de tempos de dedicação atenciosa seguidos de tempos menores de descanso, mas não quer dizer que ela não possa ser alterada por alguma demanda justificável.

Em determinadas situações, algumas tarefas ou matérias vão exigir mais tempo de dedicação, o que poderia ser prejudicado pelo uso rigoroso dos blocos de 25 minutos. Neste caso, sem prejuízo algum, a melhor solução seria utilizar dois blocos consecutivos de 25 minutos, perfazendo um total de 50 minutos, seguidos de um descanso de 10. Mas cuidado para não tornar essa exceção uma regra, ok?

  1. Como posso medir os Pomodoros?

Em princípio pode ser usado um relógio comum, ou mesmo um celular, para marcar os seus blocos de tempo (e ser avisado disso). Porém, isso pode ser trabalhoso e despertar em você a curiosidade para consultar o andamento do tempo a todo instante (gerando aquela ansiedade desnecessária).

Assim, eu gosto de recomendar que se busquem plug-ins ou APP’s que, além de organizarem os blocos de tempo, te permitem bloquear sites que não devem/podem ser consultados durante a jornada de trabalho ou estudos (especialmente as redes sociais).

Relacionados

Liderança
Paulo Taveira

LIDERANÇA INCLUSIVA

A liderança, muito mais que um cargo formal, é largamente entendida atualmente como sendo a habilidade de motivar e influenciar pessoas em prol de um

Autoconhecimento
Juliane Camargos

CONHECENDO A SI MESMO

Quantas vezes nos sentimos engolidos por nossas emoções? Uma expectativa diante de uma viagem que, se não contida e compreendida, se transforma em ansiedade. Um

Quero saber mais

Quero reservar